How to Get Your Ex Back

When a relationship ends, it’s normal to feel sad, hurt, and even angry. But sometimes, those feelings can be so strong that you can’t imagine ever being friends with your ex again, let alone getting…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Os principais motivos de turnover do seu time tech

O porque sua empresa está perdendo os talentos dia após dia e como evitar isso.

Não é de hoje que temos este sentimento de que há algo de errado no mundo tech. Desenvolvedores com baixo engajamento e conexão com o time/empresa já vem sendo discutido há algum tempo, mas pelo que parece, muitos não dão a devida atenção ao tema. E qual é o impacto de deixarmos este tema de lado em nosso dia a dia? O tão falado e temido Turnover.

A nível de contextualização, o termo Turnover é o nome dado ao “fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa”. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores, e sinto lhe dizer, as tendências relacionadas a este tema só tendem a piorar.

Para entender o impacto deste problema em nosso dia a dia precisamos analisar a sua máquina de talentos como um todo, observando sua jornada desde a contratação até o desligamento de seus colaboradores. Ao analisar a média deste ciclo de forma detalhada, encontramos números alarmantes que demonstram que estamos diante de uma das maiores crises relacionadas à gestão de pessoas/talentos da atualidade.

Por um lado, vemos o problema mais mencionado recentemente por empresas tech, uma extrema dificuldade para atrair e contratar talentos. Você provavelmente já deve ter percebido em sua empresa que o ciclo de contratação se encontra extremamente extenso, hoje o mercado leva em média 45–60 dias para fechar uma vaga de forma adequada, gerando custos altíssimos para as empresas.

E tudo isso acontece pela grande dificuldade que temos em encontrar a pessoa certa para a posição certa. Isso se dá por um gap existente no mercado de formação tech, onde nacionalmente formamos em torno de 40.000 profissionais todos os anos, mas em contrapartida, abrimos mais de 70.000 vagas por ano com a prospecção de ter mais de 670.000 vagas abertas até 2025.

É como se estivéssemos tentando encontrar uma agulha em um palheiro.

Por outro lado, se é difícil contratar, é bom não perder quem já está no time, não é mesmo?! Pesquisas apontam que um turnover aceitável deve ser entre 5% e 10 % ao ano se o objetivo é manter um time saudável e em alta performance, algo que se mostra cada vez mais complexo em nosso dia a dia com os péssimos indicadores que são apresentados.

Para você ter uma ideia, em um contexto tech global estamos falando de um índice de turnover próximo a 18%. Ao focar no Brasil, tivemos um aumento de 38% em nossos índices e agora superamos os 20% de turnovers anuais.

E como este tema vem impactando o seu dia a dia? Você pode até achar que está tudo certo com o seu time e que isso é papo para outras empresas, mas preste atenção, se você encontrar um dos seguintes sintomas eu seu dia a dia já é um bom sinal de que você deveria estar mais atento ao tema do que imagina.

Vamos fazer o seguinte. Pare e reflita sobre estes tópicos em relação ao seu time ou empresa:

Baseado nesta primeira análise já podemos ter uma ideia sobre o quão crítico o tema está em sua realidade. Isso sem contar para as perguntas que você nem teve resposta, não é mesmo?

Temos que nos atentar muito aos efeitos colaterais de cada turnover em nosso time. Cada situação pode ter um impacto único e deve ser analisada tanto no nível do indivíduo quanto para o nível do grupo onde ele estava inserido, mas quando a situação começa a exponencializar e diversos turnovers são gerados, os motivadores se entrelaçam criando uma rede de fatores que impulsionam o problema gerando assim um sentimento de “debandada” ou “motim” em nossos times.

Vamos analisar e discutir os principais problemas gerados em três níveis de impacto para o seu negócio. Impactos no dia a dia do Time, Projetos e Empresa. Observe a relação de cada turnover e impacto em seu dia a dia identificando os sintomas ou efeitos colaterais que podem impactar seu negócio. Fique atento e tenha um plano de ação claro para cada um deles!

Todos desejamos montar o time dos sonhos e escolhemos a dedo as pessoas que vão trabalhar ao nosso lado. Com o tempo, entre 6–9 meses segundo pesquisas, os membros de cada time passam a se relacionar de forma mais saudável gerando um aumento perceptível no volume e performance de suas entregas.

Cada vez que alteramos a composição de um time podemos impactar diretamente a forma com que seus membros se relacionam gerando assim uma queda em sua performance. A cada turnover que acontecer fique atento pois alguns sintomas podem ser ofuscados por medo do time.

Para facilitar sua didática, deixo aqui alguns sintomas em que você deve ficar de olho:

Na grande maioria das empresas, cada time já se encontra 100% (ou até mais) alocado em algum tipo de atividade com diversas datas de entrega comprometidas.

Saídas inesperadas podem comprometer:

Pode parecer improvável ou de difícil leitura, mas cada turnover pode sim ter impactos consideráveis a nível de empresa. Fique atento para que estes sintomas não se espalhem em toda a organização, deixando ainda mais crítico o cenário de desligamentos.

À primeira vista, o turnover em si pode se parecer algo simples de resolver, algo que não gera tanto impacto e que podemos contornar com pequenos ajustes no dia a dia. É neste momento que precisamos nos atentar, existem diversos fatores que podem influenciar o turnover, todos altamente relacionados a qualidade ou existência da sua Máquina de Talentos. Cada um destes fatores precisa ser analisado com profundidade e calma, entendendo no detalhe cada situação e o que a motiva.

Vamos aqui apresentar os principais motivadores que vemos no mercado:

Como falamos anteriormente, o ser humano é um ser muito relacional. Em nosso dia a dia priorizamos muito as pessoas e relações que temos à nossa volta, basta você refletir sobre o quão importante são seus amigos, família e qualquer relacionamento que possui em sua vida. Sofremos tanto sem a relação mínima com outras pessoas que o tema passa a ser até tratado como um dos maiores castigos que um detento pode sofrer durante uma prisão, a solitária.

Por este motivo, você estará fadado ao fracasso caso seu time não tenha uma boa formação, estrutura e dinâmicas de relacionamentos. Cada pessoa deve se sentir única e acolhida e ao mesmo tempo ver que todo o grupo onde está inserida valoriza suas interações e gera benefícios ao seu desenvolvimento.

Sobre este ponto é interessante analisar o quão unido é seu time, não apenas quando tudo está sob controle e prosperando, mas também quando problemas e adversidades acontecem.

De fato, cultura é o ingrediente fundamental (talvez o ingrediente chave) do que torna excelente uma empresa. Cultura é a maneira como funciona uma empresa ou time, é jeito de fazer as coisas considerando crenças, valores, atitudes e comportamentos.

Entenda o seguinte, da mesma forma que uma boa cultura impulsiona resultados e une pessoas, sua má estruturação ou inexistência dificulta e até mesmo inibe diversos benefícios e resultados.

Uma cultura bem estruturada é como uma “cola” entre os colaboradores da empresa. Ela dita as regras comportamentais do time, dando um norte sobre o que é esperado das pessoas inseridas nesta organização, além disso, impulsiona a formação de laços entre os membros do time e também funciona como um filtro natural sobre o que é ou não aceito entre seus integrantes permitindo assim que cada time tenha maior autonomia sob seu modelo de trabalho.

Quero que você responda uma pergunta com sinceridade. Seu time possui isso em seu dia a dia? Eles possuem clareza sobre quais comportamentos são ou não esperados deles? Sabem como devem se portar diante de situações de liderança e influência sobre outras pessoas?

Um dos principais pilares para se trabalhar ao longo de uma revisão ou criação de uma máquina de talentos está relacionado à formação contínua. Na sua opinião, quando falamos sobre desenvolvedores ou membros de um time tech, qual é uma das maiores skills e características destas pessoas?

CURIOSIDADE! Isso é algo primordial para este nicho! E mais do que nunca, uma boa estratégia de formação se faz necessária.

Pessoas curiosas procuram estar sempre aprendendo, elas sempre estão se movimentando à procura de novos desafios e conhecimentos, e por incrível que pareça um dos maiores motivadores de turnover acaba sendo o sentimento de estagnação profissional destas pessoas. A todo momento elas colocam a prova todo e qualquer detalhe que impacte sua evolução profissional, elas questionam as atividades que estão desempenhando, os desafios onde estão inseridas e a qualidade dos feedbacks que recebem. Não é difícil encontrar pessoas deste grupo discutindo novas tecnologias, temas que desejam aprender e como elas estão progredindo em relação ao mercado, afinal, ninguém quer ficar defasado.

Então pare e reflita, seu time vem evoluindo com os desafios que você os proporciona? Seus feedbacks estão gerando crescimento e impulsionando a carreira das pessoas ao seu redor? Você inova e apresenta novas ideias para pesquisa e desenvolvimento do seu time?

Uma boa porcentagem de seu turnover está relacionado a qualidade ou existência de sua estratégia de formação contínua!

A saída de pessoas ocorre em todas as empresas, pelos mais diversos motivos. É algo a se aceitar e, por mais duro que possa parecer, é importante criar um plano estruturado para esse momento.

A criação desse plano estruturado começa pela análise da sua máquina de talentos, e caso você não tenha uma já operando, então é a criação dela. Máquina de Talentos não é apenas para elevar o nível técnico do seu time, é também para fidelizá-los e gerar com isso os melhores resultados que sua empresa possa ter.

Add a comment

Related posts:

Bibit Jeruk Batu 55 Buah Keprok Jombang Terbaik

bibit jeruk batu 55 buah keprok Bibit Jeruk Keprok Batu 55 Super Unggul. Jeruk Keprok Batu 55 (Keprok Punten) adalah salah satu varietas jeruk keprok. produktif Indonesia yang dapat memiliki…

How much would insurance be on property based business?

i have a few acres and was wondering what the insurance would be if i decided to open up a atv/rv park on my land~i would have a waver that made sure all that rode would be rideing at their own risk…

Between the Lines

I like drawing. Specifically, I like drawings which are mostly made up of lines, and commonly fall in the categories of sketches, cartoons, schematics or diagrams. As a child, I was handy with a…